Resumo Informativo: Capítulo III
NOGUEIRA,Maria Alice.Bourdieu e a Educação. 2 ed.Belo Horizonte: Autentica, 2006, PP.59-82.
O presente trabalho discute através de pesquisa teórica da obra de Bourdieu realizada por Maria Alice Nogueira e Claudio M. Martins Nogueira, o ponto de vista de Bourdieu que argumenta sobre sua especificidade da Sociologia da Educação e a peculiaridade de sua discussão sobre a questão da herança cultural familiar tornam-se mais claras quando se consideram as preocupações teóricas mais amplas que caracterizam o conjunto da obra do autor. Tem como objetivo evitar tanto o objetivismo quanto o subjetivismo. A idéia de Bordieu é a de que, pelo acumulo histórico de experiências de êxito e de fracasso, os grupos sociais iriam construindo um conhecimento prático daquilo que está e daquilo que não está ao alcance dos membros do grupo - dentro da realidade social na qual eles estão inseridos -, e de formas mais apropriadas de ação. Por meio de um processo denominado “casualidade do provável”. A obra relata ainda a problemática da inflação de títulos escolares, quanto mais amplo for o acesso a um titulo escolar, maior a tendência a sua desvalorização. Os autores perceberam que Bordieu se mostra interessado em compreender o malthusianismo que seria a propensão ao controle de fecundidade, as famílias das classes médias, por uma estratégia inconsciente de concentração dos investimentos, tenderiam, mais do que as das classes populares e menos do que as das elites, a reduzir o número de filhos, já que de vêem obrigadas a conter gastos de modo a investir em cada filho o máximo possam no futuro realizar o futuro que se almeja para eles.Para tanto os autores se subsidiaram da Pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico, com abordagem qualitativa A pesquisa revelou, segundo os autores que de qualquer forma, as frações dominadas (mais ricas em capital cultural) com as dominantes (mais ricas em capital econômico). As primeiras seriam propensas a um investimento escolar mais intenso, visando o acesso às carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino. Já essas ultimas tenderiam a buscar na escola, principalmente, uma certificação que legitimaria o acesso às posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.
Palavras-Chaves: Herança Cultural Familiar. Casualidade do Provável. Inflação de Títulos Escolares. Mathusianismo.
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