Resumo Informativo: Capítulo I
NOGUEIRA,Maria Alice.Bourdieu e a Educação 2 ed.Belo Horizonte:autentica ,2006, PP.23-31
O presente trabalho discute através de pesquisa teórica da obra de Bourdieu realizada por Maria Alice Nogueira e Claudio M. Martins Nogueira, o ponto de vista de Bourdieu que argumenta que é possível conhecer o mundo social de três formas: fenomenológica, ojetivista e praxiolóliga . Se mostra interessado em compreender a ordem social de uma maneira inovadora, que escape tanto ao subjetivismo, quanto ao objetivismo. Sendo que subjetivismo é um sistema filosófico que não admite outra realidade se não a realidade do ser pensante vem do princípio de que o conhecimento e valores humanos são objetivos: eles não são criados pelos pensamentos que alguém tem, mas determinados para natureza da realidade, para serem descobertos pelo ser humano.Tem como objetivo afasta-se das perspectivas subjetivas e objetivas propondo uma alternativa denominada habitus. Bordieu denomina habitus como princípio gerador e estruturador das práticas e das representações. Para tanto os autores se subsidiaram da Pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico, com abordagem qualitativa A pesquisa revelou, segundo os autores que a posição que o sujeito ocupa na estrutura social não o conduziria, diretamente, a agir em determinada direção, mas faria com que ele incorporasse um conjunto específico de disposições para a ação que o orientariam, ao longo do tempo, nas mais diversas situações sociais.
Palavras-Chaves: Subjetivismo. Objetivismo. Habitus.
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