Resumo Informativo: Capítulo II
NOGUEIRA,Maria Alice.Bourdieu e a Educação.2 ed.Belo Horizonte:Autentica ,2006, PP.33-56
O presente trabalho discute através de pesquisa teórica da obra de Bourdieu realizada por Maria Alice Nogueira e Claudio M. Martins Nogueira, o ponto de vista de Bourdieu sobre o poder simbólico, onde identifica e se contrapõe a três tradições sociológicas e filosóficas de reflexão sobre as produções simbólicas (moral, arte, religião, ciência, língua, etc.). . Se mostra interessado em compreender como o poder simbólico contrapõe a mobilidade social. As crenças, os valores e as tradições que compõe o que se denomina habitualmente cultura popular não constituiriam, do ponto de vista dele, um sistema simbólico autônomo e coerente, capaz de se contrapor efetivamente à cultura dominante. Tem como objetivo mostrar como o sistema escolar cobraria dos estudantes, explícita ou implicitamente, uma série de atitudes, comportamentos e conhecimentos e um conjunto de habilidades linguísticas que apenas aqueles socializados na cultura dominante poderiam apresentar. Para tanto os autores se subsidiaram da Pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico, com abordagem qualitativa A pesquisa revelou, segundo os autores que esses caos de ajustamento entre o habitus e as condições objetivas d existência nos mostram que o espaço social, na perspectiva de Bordieu, seria algo dinâmico. Que os indivíduos estariam constantemente em disputa, buscando manter ou elevar sua posição nas hierarquias sociais. E nessa luta, eles utilizariam uma série de estratégias ditadas pelo conhecimento prático que eles possuem do sentido do jogo. Esse conhecimento, adquirido ao longo de sua socialização passada de guia-los, no entanto, da melhor forma, na conjuntura presente.
Palavras-Chaves: Poder Simbólico. Cultura Dominante. Hierarquias Sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário